Análise Orientada ao Objeto
Na análise estruturada se faz a decomposição
funcional do sistema proposto. Ou seja, visualiza-se um sistema como um
conjunto de áreas funcionais que pode ser dividido em processos.
A técnica de projeto estrutural é direta, mas
força os programadores a se concentrarem nas operações, com pouca atenção à
estrutura dos dados.
Na análise orientada ao objeto, os ciclos de
vida dos objetos são definidos em modelos para capturar os eventos agindo nos
objetos. O último passo é a definição de processo, baseada nos objetos e nos
seus ciclos de vida.
O desenvolvimento do projeto baseado em
objetos é um processo conceitual independente de uma linguagem de programação
até as etapas finais. É similar às técnicas de modelagem de informações
utilizadas no projeto de banco de dados, embora acrescente o conceito de
comportamento dependente da classe.
O resultado de um projeto orientado ao objeto
é uma hierarquia de classes. Cada classe é um módulo independente, com
estruturas de dados e controle. O domínio do problema pode ser visualizado mais
natural e realisticamente como uma coleção de objetos e métodos associados.
Esse modelo contém objetos encontrados no
domínio da aplicação, incluindo uma descrição das propriedades dos objetos e de
seu comportamento.
São criados modelos, aplicáveis a todas as
etapas do desenvolvimento. Um sistema de
extrema complexidade exige os três modelos a seguir:
- Modelo de objetos – descreve a estrutura estática dos objetos de um sistema e seus relacionamentos, contendo, ainda, diagrama de objetos.
- Modelo dinâmico – descreve os aspectos de um sistema que se modificam com o tempo e é usado para especificar e implementar os aspectos de controle do sistema. Ex.: Diagrama de Estado
- Modelo Funcional – descreve as transformações dos valores dos dados de um sistema. DFD.
Os objetos podem ser concretos, como um
arquivo em um sistema de arquivos, ou conceituais, como uma norma de
escalonamento em um sistema operacional de multiprocessamento. Cada objeto tem
a sua própria identidade, que lhe é inerente.
Essencialmente, um projeto orientado ao
objeto consiste em quatro passos fundamentais:
- identificação e definição de objetos e classes;
- organização do relacionamento entre as classes;
- desenvolvimento em uma hierarquia de classes;
- elaboração de bibliotecas de classes e frames de aplicação reutilizáveis.
Os programadores começam com um conjunto de
classes, expandindo-as, modificando-as e montando-as como um protótipo de uma
aplicação.
Descobrir estes objetos é um grande desafio.
Uma das técnicas utilizadas é a gramatical onde em uma descrição formal do
sistema desejado e observam-se os substantivos
como identificadores em potencial das classes dos objetos. Os verbos,
por outro lado, identificariam métodos.
0 comentários:
Postar um comentário